A escola municipal Angela Vergínia Borin, localizada no bairro Conjunto Habitacional Requião, em Maringá (PR), foi alvo de vandalismo na tarde do último sábado (26). De acordo com a Prefeitura Municipal, um aluno menor de idade foi identificado como um dos principais responsáveis pelos danos. Outros dois menores também teriam participado da ação, segundo relato do aluno localizado no interior da escola.
Imagens feitas por agentes do município mostram intensa sujeira em corredores, salas e pátio, além de materiais didáticos espalhados e destruídos. Vidros de portas e janelas foram quebrados durante o episódio.
A situação veio à tona após a empresa responsável pelo sistema de monitoramento detectar o disparo do alarme na escola. Uma equipe tática se dirigiu imediatamente ao local, onde encontrou uma criança, que acabou confessando a participação no vandalismo e indicou outros envolvidos, que teriam fugido. O pai do menor foi chamado, assim como o Conselho Tutelar. A Guarda Civil Municipal registrou um boletim de ocorrência e a prefeitura informou que os responsáveis pelas crianças serão devidamente responsabilizados.
Para garantir o início das aulas, previsto para esta segunda-feira (28), servidores municipais das secretarias de Educação, Limpeza Urbana e Infraestrutura organizaram uma força-tarefa durante o fim de semana para restaurar e limpar a escola. Em nota, a prefeitura lamentou o ocorrido e confirmou o retorno das atividades.