Trump dá 50 dias para Rússia encerrar guerra na Ucrânia e ameaça sanções

Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, estabeleceu um prazo de 50 dias para que a Rússia encerre a guerra na Ucrânia. Segundo Trump, caso não haja cessar-fogo no período estipulado, os EUA aplicarão tarifas secundárias: uma taxa de 100% sobre produtos russos e sanções a países que continuarem adquirindo petróleo da Rússia.

O presidente americano afirmou ter tentado, em diversas ocasiões, chegar a um acordo com o presidente russo, Vladimir Putin, visando encerrar o conflito que já ultrapassa três anos. No entanto, mesmo após tentativas de entendimento, os bombardeios contra a Ucrânia persistiram. Trump declarou que o novo acordo proposto é justo e reforçou a necessidade de ações decisivas para conter a escalada do conflito.

No cenário internacional, a Otan comunicou que arcará com os custos de uma nova remessa de equipamentos militares que serão fornecidos pelos Estados Unidos à Ucrânia. Nos próximos dias, está prevista a entrega do sistema de mísseis Patriot, considerado um dos mais avançados das Forças Armadas americanas, capaz de interceptar aeronaves, mísseis balísticos táticos e mísseis de cruzeiro, reforçando as defesas do país.

Por sua vez, o governo russo informou estar disposto a participar da terceira rodada de negociações de paz. Contudo, autoridades russas alegam que o governo ucraniano não demonstra urgência para um cessar-fogo e espera esclarecimentos sobre o cronograma das discussões.

Com informações da agência Reuters.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *