Governo apresenta plano de contingência contra tarifaço dos EUA

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, apresentou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva o plano de contingência elaborado pelo governo para enfrentar a imposição das novas tarifas dos Estados Unidos sobre produtos brasileiros.

O documento, discutido em reunião realizada nesta segunda-feira em Brasília, reúne diferentes cenários e opções que o Brasil poderá adotar diante do cenário de elevação das tarifas norte-americanas, previstas para começarem a valer na próxima sexta-feira, 1º de agosto.

A tarifa adicional, de 50% sobre produtos brasileiros, preocupa setores exportadores do país, e a decisão sobre o acionamento do plano está condicionada ao início efetivo da nova política tarifária dos EUA. Apesar disso, Fernando Haddad destacou que a decisão final sobre o momento e a forma de execução das medidas caberá ao presidente Lula.

Segundo o ministro, o plano detalha ações para mitigar o impacto direto das novas tarifas, incluindo alternativas de apoio aos setores mais atingidos. Haddad ressaltou, entretanto, que o esforço do governo ainda está concentrado nas negociações diplomáticas entre os dois países.

Além do Ministério da Fazenda, a elaboração do plano contou com participação dos Ministérios do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços; das Relações Exteriores; e da Casa Civil, demonstrando uma resposta conjunta do governo federal à ameaça comercial.

Em maio, o Brasil já havia apresentado uma proposta de negociação ao governo americano, que até o momento não respondeu ao pedido brasileiro para evitar a implementação das tarifas extras.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *