Um caminhão carregado com 27 toneladas de frango congelado tombou na tarde de quinta-feira (3) na BR-277, em Laranjeiras do Sul, região central do Paraná. Em poucos minutos, cerca de 100 pessoas se reuniram no local e saquearam toda a carga.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou que os primeiros a chegar ao local foram cerca de 40 pessoas. O número aumentou rapidamente e a abordagem do grupo se tornou hostil: policiais e membros de outros órgãos tentaram conter a situação, mas chegaram a ser apedrejados durante a tentativa de impedir o saque.
O acidente ocorreu na altura do km 467 da rodovia. Apesar dos esforços das autoridades, toda a carga do caminhão foi levada pelos saqueadores. Ninguém foi preso no momento, e o motorista saiu ileso. As causas do tombamento ainda não foram divulgadas.
Saque de cargas é crime?
Embora o Código Penal não traga um artigo específico para o saque de cargas, a prática é considerada furto e pode resultar em prisão de um a quatro anos, além de multa. Quem comprar, transportar ou esconder produtos provenientes do crime também pode ser responsabilizado por receptação.
Saiba mais: O furto é a subtração de bem móvel alheio, enquanto a receptação ocorre quando alguém, sabendo da origem ilícita, recebe, transporta ou guarda a mercadoria furtada.
O caminhoneiro não se feriu no acidente e as autoridades seguem investigando o caso.