O corpo de Bianca Bernardon Zanella, de 11 anos, será velado neste sábado (12) na Capela Vaticano, no bairro Bom Retiro, em Curitiba. Após o velório, a previsão é que o corpo seja cremado em Almirante Tamandaré, na Região Metropolitana de Curitiba, sem horários confirmados para as cerimônias.
Bianca morreu após um acidente no cânion Fortaleza, em Cambará do Sul, na Serra do Rio Grande do Sul. Ela caiu de uma altura de 70 metros durante um passeio com a família na última semana. Conforme informações do Corpo de Bombeiros, a menina correu em direção ao mirante quando sofreu a queda, em um local que não possuía proteção. O resgate foi realizado por equipes especializadas, que localizaram a vítima por meio de drone e cordas, apenas à noite, por volta das 23h, quando foi constatado o óbito.
Segundo Carolina do Rocio dos Santos, advogada da família, Bianca era portadora do Transtorno do Espectro Autista (TEA) nível dois a três, tinha dois irmãos mais novos e vivia com os pais em Curitiba. A família preferiu não se manifestar à imprensa neste momento de luto, e fez um apelo para que a sociedade compreenda o sofrimento vivido. “A família está completamente arrasada e sempre foi dedicada à bem-estar e inclusão da Bianca”, disse a advogada.
O corpo da criança saiu do Rio Grande do Sul na manhã deste sábado, transportado por um avião cedido pelo Governo do Estado. Os pais e irmãos chegaram a Curitiba na noite de sexta-feira (11), também por meio de apoio do governo estadual.
O laudo de necropsia realizado no Posto Médico Legal de Taquara confirmou que a causa da morte foi politraumatismo, típico em casos de queda de grande altura. O laudo do local do acidente deve ser concluído em até um mês, conforme informa a polícia. A administração do Parque Nacional da Serra Geral confirmou que colabora com as investigações e fechou o acesso ao cânion por um dia após o acidente. A Polícia Civil do RS abriu inquérito para apurar as circunstâncias da morte.
- O cânion Fortaleza é uma das principais atrações de Cambará do Sul.
- O parque ficou fechado temporariamente enquanto autoridades investigavam o caso.
- A perícia segue analisando detalhes do local do acidente.
A família agradece as manifestações de solidariedade e pede respeito neste momento delicado.