O que é a Lua Cheia do Veado, vista no Paraná nesta quinta-feira

Nesta quinta-feira, moradores das regiões Noroeste, Oeste e Norte do Paraná têm a oportunidade de observar com mais clareza a chamada “Lua cheia do veado”. O fenômeno ocorre devido à previsão de céu limpo nessas regiões, favorecendo a visualização do espetáculo lunar.

Segundo o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), a lua estará especialmente brilhante, com um pico de luminosidade. Esse evento é conhecido como “Lua cheia do veado” porque, para os povos indígenas norte-americanos, ele coincide com o período em que os veados machos (ou “bucks”) começam a desenvolver seus novos chifres.

O professor Amauri José da Luz Pereira, coordenador do Observatório Astronômico e Planetário do Colégio Estadual do Paraná, destaca que esta edição pode ser chamada de Super Lua do Veado. Isso porque o fenômeno coincide com uma aproximação maior ao planeta, deixando cerca de 98% da sua face visível iluminada.

O ápice do espetáculo deve ocorrer por volta das 17h30. O melhor momento para observar a Lua é logo após o pôr do sol, quando ela aparece no horizonte com um típico tom alaranjado. Já para quem vive nos Campos Gerais, Sudeste, Região Metropolitana de Curitiba e Litoral, a visibilidade pode ser prejudicada pelo aumento de nuvens.

Para aproveitar ao máximo a observação, a recomendação é procurar por um local elevado, livre de obstruções e afastado de áreas com intensa iluminação urbana. Até mesmo sacadas de prédios altos podem ser opções, desde que não haja obstáculos visuais no horizonte.

O fenômeno é um convite para contemplar as belezas naturais e entender um pouco mais sobre as tradições e observações de antigas culturas relacionadas aos astros.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *