A Polícia Federal e a Polícia Civil do Paraná estão atuando conjuntamente para investigar o assassinato de Everton Lopes Rodrigues, de 23 anos, filho do cacique Bernardo Rodrigues Diegro da Aldeia Yvyju Avary, localizada em Guaíra, no oeste do Paraná.
O corpo de Everton foi encontrado neste sábado, junto a uma carta com graves ameaças direcionadas às comunidades indígenas locais e à Força Nacional de Segurança Pública. Em comunicado, o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania classificou o caso como um “bárbaro assassinato” e reforçou seu compromisso em articular medidas de proteção às lideranças indígenas ameaçadas na região.
As autoridades informaram que todos os materiais reunidos na cena do crime foram enviados para perícia especializada e as investigações continuam com o objetivo de identificar e responsabilizar os autores do crime. O Ministério da Justiça declarou que a Força Nacional de Segurança Pública já reforçou sua atuação em Guaíra, em uma ação conjunta com a Polícia Militar do Paraná, a Funai, a Polícia Federal e demais órgãos competentes.
O caso mobilizou não apenas as forças estaduais e federais, mas também programas especiais como o Programa de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos, Comunicadores e Ambientalistas, que já acompanha a situação de várias lideranças indígenas no estado.