Governo federal reconhece emergência em 11 cidades do RS após chuvas

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional reconheceu a situação de emergência em 11 municípios do Rio Grande do Sul, devido às fortes chuvas ocorridas em junho. O reconhecimento oficial foi publicado no Diário Oficial da União e inclui as cidades de Agudo, Faxinal do Soturno, General Câmara, Itaara, Liberato Salzano, Manoel Viana, Pinheiro Machado, Santa Maria, São João do Polêsine, Trindade do Sul e Santa Cruz do Sul.

Com esta medida, as prefeituras desses municípios passam a poder solicitar recursos federais para ações de resposta e assistência humanitária. Entre as ações estão a aquisição de cestas básicas, água potável, kits de higiene e limpeza, fornecimento de refeições a voluntários e trabalhadores e outras iniciativas emergenciais de defesa civil.

Segundo o Ministério, o Rio Grande do Sul já contabiliza 358 decretos em vigor relacionados ao reconhecimento federal de situações de emergência ou calamidade pública. Desses, 309 são decorrentes de estiagem, 36 por chuvas intensas, seis por vendavais, três por granizo, três por enxurradas e um por alagamento.

Os municípios afetados devem enviar seus pedidos de recursos por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Após análise técnica da Defesa Civil Nacional, os planos de trabalho aprovados permitirão a liberação dos recursos necessários.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *