O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira que deve receber uma resposta do Hamas em até 24 horas sobre a chamada “proposta final” para um cessar-fogo entre Israel e o grupo militante em Gaza.
Segundo Trump, Israel já aceitou as condições necessárias para um acordo de cessar-fogo de 60 dias, período durante o qual as negociações para encerrar a guerra continuariam. Ele também confirmou conversas com a Arábia Saudita sobre a possibilidade de ampliar os Acordos de Abraão, os pactos de normalização entre Israel e países do Golfo realizados em seu primeiro mandato.
Ainda não está claro se o Hamas aceitará a proposta. Uma fonte próxima ao grupo informou que o movimento islâmico solicita garantias de que o acordo levaria ao fim da guerra na Faixa de Gaza. Já as autoridades israelenses afirmam que ainda estão em discussão detalhes importantes do acordo.
Conflito entre Israel e Hamas
O atual conflito entre Israel e Hamas começou em outubro de 2023, quando o grupo palestino realizou ataques de grande magnitude, resultando, segundo dados israelenses, em 1.200 mortos e 250 pessoas feitas reféns. O Ministério da Saúde de Gaza reporta mais de 56 mil mortes após a ofensiva militar de Israel, além de uma crise humanitária, deslocamento em massa e acusações de crimes de guerra em tribunais internacionais, negadas pelo governo israelense.
Um cessar-fogo anterior de dois meses foi interrompido após ataques israelenses em março de 2025. Trump chegou a propor um plano em que os Estados Unidos administrariam a Faixa de Gaza, sugestão fortemente criticada por organismos internacionais e representantes palestinos.