Porto clandestino no Lago de Itaipu é destruído com explosivos no Paraná

Um porto clandestino utilizado para o tráfico de drogas e contrabando foi destruído por explosivos nesta sexta-feira (25) às margens do Lago de Itaipu, em Guaíra, no oeste do Paraná. Localizado em uma área conhecida pelo intenso movimento criminoso na região de fronteira, o local era uma das principais rotas para entrada ilegal de cigarros, armas, drogas e mercadorias vindas do Paraguai.

A operação contou com o trabalho conjunto de equipes da Polícia Federal, Polícia Civil (PC-PR) e Polícia Militar (PM-PR). Segundo as autoridades, cerca de 10 quilos de explosivos foram utilizados na explosão controlada, que foi acompanhada a distância pelos agentes especialistas.

O litoral de Guaíra, onde a estrutura foi desmantelada, possui extensão de 350 km e já foi mapeado pela polícia, que identificou outros pontos suspeitos usados por contrabandistas. Apesar da identificação de diversas estruturas irregulares, este foi o primeiro porto a ser destruído na região.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Paraná (SESP), a intensificação das operações ocorre após um aumento de quase 44% nas apreensões de drogas em 2025. Dados divulgados mostram que, entre janeiro e junho deste ano, foram apreendidas 349 toneladas de drogas no estado, frente a 243 toneladas no mesmo período do ano anterior.

Combate ao tráfico e ao contrabando

A ação reforça o compromisso das forças de segurança na luta contra o contrabando e o tráfico internacional, buscando desarticular rotas e dificultar o acesso de criminosos ao território brasileiro.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *